Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

À Boleia da Sofia

À Boleia da Sofia

30
Out23

Quando pensamos que os livros não nos podem surpreender mais.

Sofia

IMG20231028195812.jpg

Hoje foi dia de conhecer a livraria Bruaá!

Os livros oferecem-nos tantas possibilidades; simples leituras, leituras encenadas, dramatizações, ilustrações, canções, etc...

Pensava já ter visto todas as formas de leitura. Quando, na página da livraria Bruaá vejo que, dia 28 de outubro, se iria realizar um Concerto de Leitura e, como curiosa que sou, e tudo o que diz respeito a livros e seus derivados capta a minha atenção, inscrevi-me e fui. A caminho de lá pensava "Deverá ser uma leitura musicada, talvez", e quando estaciono, vejo um grupo de jovens a retirarem instrumentos musicais da mala do carro, pensei "É isto mesmo!", e dirigi-me à livraria.

Assim que entro, deparo-me com um espaço lindíssimo, elegante, contemporâneo, e acolhedor. Sento-me e aguardo o ínicio do Concerto.

Nada de músicos. Sobre uma cortina preta, Miguel Gouveia (viria a saber o nome no fim do Concerto) faz uma breve introdução ao que iria acontecer a seguir. Esqueci-me de dizer lá atrás que o Concerto tinha intitulava-se de «Palomar», de Italo Calvino. E foi aqui que percebi que não iria haver concerto, mas sim leitura de alguns capitulos do livro Palomar de Italo Calvino. O Concerto foi uma experiência única, em cada página e palavra entoada e vivida, viveu-se e criou-se a imagem em cada ouvinte, em cada leitor.

Nunca deixar de aprender e partilhar são dois dos verbos que tento colocar em prática todos os dias.

Cá vai então, o conceito Concerto de Leitura, trazido por Rubem Alves, onde afirma que qualquer texto é uma partitura musical. As palavras são as notas e são lidas como partituras. Quem lê, é um artista que desliza sobre as palavras. E o texto apodera-se da mente de quem ouve.

E acontecerá com a leitura o mesmo que acontece com a música: depois de termos sido tocados pela sua beleza, é impossível esquecer. A leitura é uma droga perigosa: vicia. 

                                                                                                                    O prazer da leitura - Rubem Alves

 

Quando pensamos que os livros não nos podem surpreender mais, a verdade é que podem, e ainda bem. 

Deixo o convite à visita da livraria Bruaá edição e design | Quando os livros nos falam... (bruaa.pt), situada no Convento São Francisco em Coimbra.

 

Boa semana!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sobre o blog

Este blog é sobre partilhas. Marcas. Livros. Lugares. Reflexões.

Parcerias

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D